quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Curso de Redes de Aprendizagem


2.3 – Utilizando Redes Sociais

As novas gerações só sabem viver nas redes sociais, na internet e precisamos aprender a transformar isso a nosso favor, que isso seja de grande valia para educação. Que o trabalho em rede pressupunha colaboração, cooperação, valores que só possam enriquecer o processo de aprendizado.
 "Uma pesquisadora espanhola - Tíscar Lara-  diz que educar em rede e sobre as redes é uma questão de atitude. Afirma também que, quando o educador incorpora o uso de comunidades virtuais - redes sociais - em sua prática docente está desenvolvendo também um currículo oculto: o aprender a viver em rede", destaca Sonia Bertocchi, gestora da comunidade virtual Minha Terra, do EducaRede, e autora do blog Lousa Digital.
Hoje o nosso tempo é muito curto e se aprendermos trabalhar em rede isso nos permite que o processo de aprendizado extrapole os muros da escola, vencendo limitações impostas pela sala de aula e pela falta de tempo.

Além disso é uma nova postura para o professor que tem que trabalhar em equipe com o aluno que muitas vezes entende mais de redes sociais que ele, é um dos maiores desafios do trabalho em redes na escola é que essa nova postura do professor . De repente, você professor se vê em uma posição em que tem que aceitar o que o aluno fala. Mas sempre lembrando que temos que aceitar no sentido de ouvir, ponderar se aquilo é viável ou não.


http://www.midiassociais.net/2010/10/o-uso-das-redes-sociais-como-metodo-alternativo-de-ensino-para-jovens/2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário